Tour leva visitantes a instalações secretas do Metrô de Londres

O metrô de Londres, aberto em 1863, é considerado o mais antigo do mundo. Há mais de 150 anos atrás, o trânsito já era intenso na cidade, tornando necessário criar um meio de transporte rápido e eficiente para atender aqueles que faziam negócios na capital. Hoje, seus túneis se espalham por mais de 400 quilômetros, ficando atrás apenas do metrô de Xangai, na China, que soma mais de 600 quilômetros de extensão.

Já pensou se você pudesse conhecer de perto os “bastidores” desse grande empreendimento? Pensando nisso, o London Transport Museum (ou Museu do Transporte de Londres), mantém o programa Hidden London (ou Londres Oculta), que oferece, nada mais, nada menos, do que a oportunidade de visitar as instalações desativadas e secretas do mais antigo sistema metroviário do mundo. Muitas delas, exclusivas, serviram de cenário para filmes de grande sucesso de bilheteria, o que torna a visita ainda mais mágica e inesquecível.

Os tours sãorealizados em pequenos grupos e liderados por guias experientes, que contam históriasincomuns e pouco conhecidas sobre as estações, raramente vistas pelo público. Paraeste ano, as visitas estão programadas para acontecer entre abril e setembro de2019. Conheça as opções disponíveis:

Charing Cross – Tour & Skyfall screening

Imagem: Divulgação – London Transport Museum

Oferece a oportunidade de visitaros espaços em desuso da estação de metrô Charing Cross, fechados desde 1999 e nãoacessíveis ao público. É possível conhecer a história da estação e ver de pertoos as instalações que serviram de cenário para vários filmes de sucesso, como “007– Operação Skyfall”. Ao final, os visitantes são conduzidos a um teatro para desfrutarde uma exibição exclusiva do filme enquanto saboreiam um Martini.

Há uma versão mais simples desseroteiro (Access All Areas), que inclui apenas o acesso às instalações.

Aldwych – Tour & Darkest Hour screening

Imagem: Divulgação – London Transport Museum

Inaugurada em 1907 e encerrada em1994, é uma das estações mais utilizadas para filmagens de cinema e televisão.O filme “O Destino de Uma Nação” (Darkest Hour), que retrata parte da vida de WinstonChurchill, por exemplo, se passa no local. Conheça a bilheteria, os elevadoresoriginais e as plataformas e túneis abandonados. Ao final, os visitantes sãoconduzidos a um teatro para desfrutar de uma exibição exclusiva do filme acompanhadade uma taça de champanhe.

Há uma versão mais simples desseroteiro (The End of the Line), que inclui apenas o acesso às instalações.

Clapham South – Tour& Screening

Imagem: Divulgação – London Transport Museum

A visita acontece há 11 andaresabaixo da terra, e permite explorar 8 abrigos subterrâneos que serviram derefúgio para a população durante a Segunda Guerra Mundial. Aberto ao público em1944, o abrigo tem milhares de passagens subterrâneas que permitem conhecer ashistórias que se passaram no local. Após o tour, é exibida uma coleção declipes que retratam os ocorridos durante a guerra.

Há uma versão mais simples desseroteiro (Subterranean Shelter), que inclui apenas o acesso às instalações.

55 Broadway – London’s First Skyscraper

Imagem: Divulgação – London Transport Museum

Explore o primeiro arranha-céu deLondres em seu 90º aniversário, o 55 Broadway, construído entre 1927–29. Aexcursão dá acesso privilegiado à notável sede do Metrô de Londres, permitindouma nova perspectiva sobre a capital. Serão percorridos 14 andares do edifício,que conta com escritórios belos e cheios de detalhes, grandes salas de reuniãoe vistas deslumbrantes da cobertura.

Highgate – WildernessWalkabout

Imagem: Divulgação – London Transport Museum

Remodelada com a arquitetura de CharlesHolden em 1940, a estação de Highgate foi originalmente construída para comportarum intercâmbio movimentado de pessoas, como parte do projeto Northern Heights. Localizadaem um vale isolado, hoje serve de lar urbano para espécies protegidas.

Euston – The LostTunnels

Imagem: Divulgação – London Transport Museum

O tour resgata cerca de um séculode história da estação, considerada uma das mais movimentadas de Londres. Entreos pontos visitados, estão um labirinto de corredores escuros e empoeiradosutilizados pelo público no passado e uma galeria de fragmentos de pôsteres depublicidade preservados por mais de 50 anos. Conheça também as mais recentesinovações implementadas na estação, que atende mais de 42 milhões depassageiros por ano.

Down Street –Churchill’s Secret Station

Imagem: Divulgação – London Transport Museum

Localizada em Mayfair entre as estações Hyde Park Corner e Green Park, a Down Street, que funcionou entre 1907a 1932, teve uma vida curta como estação, mas teve papel decisivo para a vitóriada Inglaterra na Segunda Guerra Mundial. Transformada secretamente em quartel-generalà prova de bombas, possui um labirinto de túneis estreitos, que serviram derefúgio para o primeiro-ministro da época, Winston Churchill.

Programe-se:

Os tours são oferecidos apenas em determinados períodos do ano, por isso são bastante concorridos e costumam esgotar rápido. As datas previstas para 2019 já estão disponíveis no site do programa, porém as vendas ainda não estão abertas. Para garantir seu ingresso, a dica é se inscrever na newsletter do museu, que notifica os leitores quando novos tours começam a ser vendidos. Acesse aqui o site oficial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *