Comida mexicana caseira e com carinho no mercado de Coyoacán

Caminhando em meio ao mercado de Coyoacán – um dos principais destinos turísticos da Cidade do México -, uma cena nos chamou a atenção: uma senhora, sentada em frente a uma das bancas, descascava, pacientemente, algumas batatas. Tratava-se da senhora Maria de Los Angeles, proprietária do pequeno restaurante Deaca.

Cartazes coloridos, pendurados pela banca e escritos a mão, anunciavam os pratos disponíveis. Optamos por dois:

O primeiro, um “alambre vegetariano”, era composto por uma generosa porção de legumes variados refogados com queijo, e vinha acompanhado de tortillas de milho feitas na hora, cuidadosamente enroladas em um paninho de prato para manter a temperatura e a umidade.

A segunda escolha foi um “pozole”, espécie de caldo temperado bastante popular entre os mexicanos, feito à base de grãos de milho, abacate, verduras e, neste caso, frango desfiado, mas há outras combinações disponíveis.

A pimenta veio à parte em ambos os pratos, facilitando a vida daqueles que não estão tão acostumados com o tempero quanto os mexicanos.

Cada prato é preparado na hora, com ingredientes frescos e muito cuidado, pelas mãos da própria Dona Maria, por isso é preciso aguardar cerca de 15 a 20 minutos para saborear seu pedido, espera que é bastante recompensadora.

O serviço de mesa é realizado com a ajuda do jovem Osvaldo, que atende os clientes com gentileza e um sorriso no rosto, em um ambiente simples, mas acolhedor.

Visite o restaurante Deaca:
Mercado de Coyoacan – Local 130
Del Carmen, Coyocan, 04000, Cidade do México 
Facebook: @DeACAcoyoacan
Tel.: +52 55 6702 3733

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *